
Pais querem antecipar idade do pré-escolar.
A Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) quer a antecipação da idade obrigatória para o ensino pré-escolar dos cinco para os três anos. Em declarações à «TSF», o presidente da CONFAP, Albino Almeida, explica que os pais consideram que esta antecipação iria contribuir para o sucesso escolar.
«A experiência do pré-escolar veio provar que os meninos que frequentam o pré-escolar melhoraram muito o seu desempenho no primeiro ciclo», disse o responsável.
Perante o alargamento da escolaridade obrigatória até ao 12º ano, para que não aumentem as reprovações, a confederação de pais defende ainda uma mudança curricular depois do primeiro ciclo «para lançar um sistema educativo articulado e sequencial», explica Albino Almeida, considerando que o actual básico e segundo ciclo deviam ser unidos num nível só nível de ensino. Por outro lado, os alunos no «terceiro ciclo e secundário, que seria dos 12 aos 18 anos, já estariam a frequentar a escola de acordo com a orientação vocacional», acrescenta.
Para o responsável, «com a obrigatoriedade do ensino secundário se os alunos não estiverem bem preparados e não lhes forem dadas condições para aprender o currículo terão muitas dificuldades em frequentar com sucesso o ensino secundário».
Estas propostas vão ser apresentadas, em breve, a todos os partidos políticos e, segundo a «TSF», a Confap acredita que poderão ser integradas nos programas eleitorais para as próximas eleições legislativas.
Relacionados
Pré-escolar: mais 100 salas em Lisboa e Porto Pré-escolar: cobertura total dentro de ano e meio Cobertura do pré-escolar vai subir para 82% Ensino privado quer «ajudar» pré-escolar público.
Colegas...já esperava que mais tarde ou mais cedo a situação do Pré-escolar «viria à baila»...
Nós, docentes do Pré-Escolar também temos algo a dizer...da minha parte...o que há de Pré-Escolar deve ser melhorado e substancialmente...em termos de Estatal...eu fui aluna de Creche e Jardim-de-Infância Particular...pois no tempo em que fui pequenina...só havia por aqui essa possibilidade...
Como docente do pré-escolar...lutei sempre por mais Creches e Jardins de Infância Estatais.
Se realmente for para a frente esta promessa...Sou uma Mulher Duplamente
Satisfeita...porque assim...talvez tenha mais hipótese de ter trabalho regularmente e com mais estabilidade...o que não tem acontecido já faz 17 anos.
Os Contratados do Pré-Escolar estão à espera de dias melhores para os meninos e para nós.
Trabalho? Venha ele...será benvindo!