Blogue de Educadora de Infância

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Bolo de Bolacha...





Cá está o maior comilão...de bolo de bolacha...



Uma bela receita para se fazer com os meninos tanto em casa como na escolinha...





Áreas e domínios:

- Área da Formação Socila e Pessoal.

- Área do Conhecimento do Mundo.

Competências a Desenvolver:

. Adquirirnoções da vida prática.

. Identificar conceitos: mexer, misturar.

. Explorar o sentido do paladar: doce, amargo...


Sugestões de Actividades:
. Fazer o registo da receita e enviá-la para cada de modo que as crianças experimentem fazer com a família.

. Fazer com as crianças, junto das famílias, um levantamento de receitas.

. Organizar um Livro de Receitas.

quinta-feira, 30 de julho de 2009



Trabalhinhos em Digitinta, é possível utilizar na mesa, desenhar com o dedo indicador, várias cores...misturadas ou não...aproveitando o estudo das cores, autónomo ou orientado pelo professor/a.



Móbile inserido no mini-projecto - Sistema Solar.

Este trabalhinho foi realizado com bolas de esferovite que tiveram em conta o tamanho dos diferentes planetas, as cores.

Utilizámos cores cenográficas, na pintura, que aderiram muito bem, no entanto tiveram que levar duas demãos.

Em cima dos diferntes planetas e do sol, os respectivos nomes.



Técnica de Artes Pláticas, com canetas de feltro e papel ou cartolina cromolux (Brilho), de várias cores, de preferência cores suaves, ou clarinhas.

Funciona muito bem, os trabalhinhos ficam muito giros, aderiram muito bem, e foi por mero acaso, uma vez que havia restinhos deste tipo de papel, que prontamente aproveitaram para fazer um mini-projecto em Placard, neste caso foi sobre a Primavera.



Agradeço terem reconhecido que a preocupação da Educadora de Infância do blog na pré com meninos vai de encontro aos vossos pressupostos pedagógicos...tenho sido vossa frequentadora no vosso site e agora serei também no vosso recentíssimo blog, tenho utilizado o vosso material pedagógico, alterando a parte escrita, uma vez que é Brasileiro e tive que reverter para Português...que desde já desejo SUCESSO!

Recomendo-vos aos meus colegas e amigos/as...

para aceder ao link do blog:
http://smartkidsblog.blogspot.com/

Boas Partilhas!


SDPsul

Acções de Formação para o grupo 100 - Educadores de Infância - SUL (ALENTEJO)/PORTUGAL - 2009/2010 - para sócios e não sócios -têm que se pagar.

. Supervisão e Potfolio na Gestão e Avaliação do Desempenho Docente.

. O Contributo dos contos no desenvolvimento psicossocial da criança e na leitura por prazer.*

. Estudo do meio - o desafio da educação ciêntífica.

. A Utilização das TIC nos Processos de Ensino/Aprendizagem.

. Coordenação, Animação e Dinamização de Projectos TIC nas Escolas.

São temas muito interessantes, esta ultima frequentei no ano lectivo 2008/2009, e foi muito boa.

A formação que contém um arterisco, é muito boa também a avaliar pela opinião de um colega e amiga (última Educadora do meu filhote).


Para mais informação aceder ao link:

http://www.sdpsul.com/site/

e-mail:
évora@sdpsul.com

Podem se inscrever on-line (ainda não estão abertas) ou ir às instalações pessoalmente.

MESTRADOS - Pelo ISET

Educação - Gestão e Administração Escolar.

Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor.
No qual já me encontro inscrita, gostaria de ter mais colegas a aderirem.

Boa Formação!

domingo, 26 de julho de 2009



Jogo sobre o Sistema Solar
5/6 anos.

Áreas e domínios:

- Área do Conhecimento do Mundo.

- Área da Expressão e Comunicação: Dominio da Expressão Dramática.

- Área da Expressão e Comunicação: Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita.

Competências a desenvolver:

. Promover a aquisição de conhecimentos ciêntíficos através da encenação/dramatização.

. Adquirir conhecimentos ciêntíficos:rotação dos planetas.

. Representar graficamente situações vividas.

Sugestões de Actividades:

- Ao longo do jogo, o educador pode explicar o vocabulário inerente (órbita, rotação,...), explicando os conceitos.

- Relacionar depois os conceitos com as situações práticas do dia-a-dia, contextualizando as aprendizagens.

- Utilizar o globo terrestre para explorar situações como a diferença horária que se faz sentir noutros hemisférios.

- Fazer o registo escrito da actividade com as crianças.


Mapa de Dentição, pode ser feito só com os meninos mais velhos - 5/6 anos, ou com o grupo heterogéneo, dá para terem a ideia que é uma situação natural, e que irá ocorrer mais tarde aos mais pequeninos.


- Área do Conhecimento do Mundo

- Área da Expressão e Comunicação: Domínio da Matemática.

- Área da Expressão e Comunicação: Domínio da Linguagem Oral e Abrodagem à Escrita.



Queria divulgar a forma de afixar as notícias semanais...tanto que gostam de ver... ao nível do seu olhar, os grafismos - letras e palvrinhas escritas pela professora/meninos, a forma de se expressarem atrás dos seus lindos desenhos...que saudades que tenho «daqueles traquinas» habilidosos.

sábado, 25 de julho de 2009



Considero que o tema sobre os algarismos, a quantidade, está aqui muito bem abordado, como tem tido muito boa adesão por parte dos meninos e meninas...

cede-se aqui:

http://www.4shared.com/file/120557870/c513522b/1_2_3.html

Área da Expressão e Comunicação: Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita.

Área da Expressão e Comunicação: Domínio da Matemática.

À espera de um irmãozinho

Um tema muito abordado na sala, que penso ser útil, uma vez que está muito bem explicado...

cede-se aqui:

http://www.4shared.com/file/120559209/1ec68ead/_espera_de_um_irmozinho.html

Tema da Área da Formação Pessoal e Social - Educação Sexual.

sexta-feira, 24 de julho de 2009



No final do ano, fizemos uma exposição...que tinha como objectivo divulgar o interesse das fases do desenho da figura humana de cada criança...a lápis de carvão.

Este projecto foi desenvolvido durante os 1º, 2º e 3º períodos.

Estes trabalhos podem ser incluídos no dossier da criança ou no portfólio de cada um.

Como mãe...não pude deixar de tirar uma foto...



e falar com as mães como qualquer mãe...é tão bom...


Quero agradecer à minha colega e mãe de um meu aluno, o facto de ter-me dado este lindo ramo de flores...sei que é o testemunho, que não foi em vão a minha presença pedagógica...obrigada!

No entanto...já são 17 anos que ando de escola em escola...entre IPSS´s e finalmente Público...ou será IPSS´s novamente?

Pois com as novas novidades nos concursos, há vagas para IPSS´s para colegas do Público...

Obrigada aos pais...como sempre, queriam tanto que eu estabilizasse «nas vossas escolas», vou aguardar pelo aumento do quadro e a obrigatoriedade pelos 5 anos e depois extensível aos outros anos, de forma gradual.

AS CRIANÇAS SÃO O MEU MUNDO!
Ao modelar o barro com os meninos e meninas...como recordo o meu tempo de menina...e aminha colecção de brinquedos de barro, que observo todos os dias...era com elas que fazia muitos «jantarinhos», para os meus amiguinhos de rua/casa...




e porque estamos numa região de muitas olarias...muito barro...barro alentejano.



Modelagem de Barro

Áreas e domínios:

- Área da Expressão e Comunicação: Domínio da Expressão Plástica

Competências a desenvolver:

. Desenvolver a habilidade motora.

. Desenvolver a criatividade.

. Compreender a resistência e a maleabilidade dos materiais.

Sugestões Propostas:

- Depois de as tigelas estarem feitas as crianças podem pintá-las utilizando tintas acrílicas. Para dar um pouco de brilho e ao mesmo tempo mais resistência, pode passar-se cera acrílica transparente por cima da tinta (depois de esta estar seca).

- Aproveitar as aparas do barro para fazer tintas naturais e a cola atrás mencionada. Têm de se deixar secar e só depois ser dissolvidas em água.


Doce de Tomate


Área e domínios:

-Área do Conhecimento do Mundo.

-Área da Expressão e Comunicação: Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita.

-Área da Expressão e Comunicação: Domínio da Matemática.


Competências a desenvolver:

. Saber seguir instruções.

. Adquirir noções de vida prática.

. Nomear os procedimentos utilizados de forma ordenada.

. Identificar sabores e cheiros.


Actividades Propostas:

. Depois de o doce arrefecer, deitá-lo para dentro de frascos (podem utilizar-se frascos de iogurtes vazios).

. Recortar um papel vegetal círculos maiores do que o diâmetro do frasco.

. Depois de recortados os círculos, dar um a cada criança para ilustrar.

. Colocá-lo em cima do frasco do doce, preso com um elástico ou com um fio.

É uma festa, a repetir...porque este doce de tomate é muito bom!

Nota: tem que se tirar a pele ao tomate.

Bom Apetite!

quinta-feira, 23 de julho de 2009




Canções:

Peixinho Vermelho

Peixinho vermelho (palmas)
No lago a nadar (palmas)
Olha o gato mau (repete)
Que te quer papar (palmas)

Muito cuidadinho (palmas)
E muita atenção (palmas)
O gato ao peixinho (repete)
quer deitar a mão (palmas)

Peixinho

Peixinho a nadar...
Eu vi...eu vi...
Para o apanhar...
Caí...
Caí...
Molhei os calções...
Aqui e ali...
Fiquei constipado!
Atchim!Atchim!


outra do Peixinho vermelho

Peixinho vermelho, eu vi, eu vi
No lago a nadar, assim, assim
Fui para o apanhar, caí, caí
Tive que nadar como o peixe que eu vi.

Molhei os cabelos aqui e ali
Molhei os calções, aqui e ali
Por causa do peixe que eu vi, que eu vi
Fiquei constipado Atchim! Atchim!
Click to play this Smilebox greeting: AMOR DE MÂE!
Create your own greeting - Powered by Smilebox
Make a Smilebox greeting

segunda-feira, 20 de julho de 2009




Queria agradecer à colega Brasileira de S. Paulo, do blog Tia Dany, este prémio, cujas,

«Regrinhas» são:

1- Dizer 10 coisas que te fazem sorrir;

2- Passar o mesmo a 10 pessoas que te façam sorrir.

.................

As 10 coisas/situações que me fazem sorrir são:

1 - As brincadeiras do meu filho.

2. As brincadeiras dos meninos e meninas.

3. A felicidade de ter o meu maior amigo - o meu maridinho.

4. As conversas engraçadas de colegas/amigas.

5. Funcionar em equipa, no trabalho ou no estudo.

6. As cócegas...ihihihih...adoro...

7. Ver os outros sorrir...faz-me sorrir ainda mais!

8. Ver os outros felizes.

9. Passear.

10. Ler um bom livro.
Regrinhas:

1- Dizer 10 coisas que te fazem sorrir;

2- Passar o meme a 10 pessoas que te façam sorrir.

domingo, 12 de julho de 2009




Para todos os meninos portugueses, que vão ter já no 1º ano do 1º ciclo, Inglês...aqui está as letrinhas em inglês...vamos praticar nas férias...em casa com a ajuda dos paizinhos...

Boa?

sábado, 11 de julho de 2009

ImageChef Word Mosaic - ImageChef.com



Para todos no meninos e meninas umas boas férias!

"Só a Brincar”

Quando me virem a montar blocos
A construir casas, prédios, cidades
Não digam que estou só a brincar
Porque a brincar, estou a aprender
A aprender sobre o equilíbrio e as formas
Um dia, posso vir a ser engenheiro ou arquitecto.

Quando me virem a fantasiar
A fazer comidinha, a cuidar das bonecas
Não pensem que estou só a brincar
Porque a brincar, estou a aprender
A aprender a cuidar de mim e dos outros
Um dia, posso vir a ser mãe ou pai.

Quando me virem coberto de tinta
Ou a pintar, ou a esculpir e a moldar barro
Não digam que estou só a brincar
Porque a brincar, estou a aprender
A aprender a expressar-me e a criar
Um dia, posso vir a ser artista ou inventor.

Quando me virem sentado
A ler para uma plateia imaginária
Não riam e achem que estou só a brincar
Porque a brincar, estou a aprender
A aprender a comunicar e a interpretar
Um dia, posso vir a ser professor ou actor.

Quando me virem à procura de insectos no mato
Ou a encher os meus bolsos com bugigangas
Não achem que estou só a brincar
Porque a brincar, estou a aprender
A aprender a prestar atenção e a explorar
Um dia, posso vir a ser cientista.

Quando me virem mergulhado num puzzle
Ou nalgum jogo da escola
Não pensem que perco tempo a brincar
Porque a brincar, estou a aprender
A aprender a resolver problemas e a concentrar-me
Um dia posso vir a ser empresário.

Quando me virem a cozinhar e a provar comida
Não achem, porque estou a gostar, que estou só a brincar
Porque a brincar, estou a aprender
A aprender a seguir as instruções e a descobrir as diferenças
Um dia, posso vir a ser Chef.

Quando me virem a pular, a saltar a correr e a movimentar-me
Não digam que estou só a brincar
Porque a brincar, estou a aprender
A aprender como funciona o meu corpo
Um dia posso vir a ser médico, enfermeiro ou atleta.

Quando me perguntarem o que fiz hoje na escola
E eu disser que brinquei
Não me entendam mal
Porque a brincar, estou a aprender
A aprender a trabalhar com prazer e eficiência
Estou a preparar-me para o futuro
Hoje, sou criança e o meu trabalho é brincar. "

Gostei imenso de conhecer este poema sobre o simplesmente brincar...o quanto é importante brincar...brincar para aprender a vida.

quinta-feira, 9 de julho de 2009



Encontrei um recurso que considero interessante para ser utilizada em sala com os meninos, jogos educativos que podem ser elaborados, via net no link:

http://www.toolsforeducators.com/

terça-feira, 7 de julho de 2009

Em Agosto serão mais 38 mil docentes30 mil professores colocados na primeira fase
06.07.2009 - 16h05 Lusa
O Ministério da Educação revelou hoje que 30 mil professores foram colocados em estabelecimentos de ensino públicos, na primeira fase do concurso, para os próximos quatro anos lectivos.

"Nesta primeira fase do concurso são colocados cerca de 30 mil professores, entre Quadros de Escola (QE), Quadros de Zona Pedagógica (QZP) e professores contratados que obtiveram lugar de Quadro de Agrupamento (QA)", disse o secretário de Estado da Educação, em conferência de imprensa em Lisboa.

Segundo Valter Lemos, na segunda fase do concurso, até ao final de Agosto, "deverão ser colocados mais 38 mil professores, provenientes dos QZP e dos professores contratados". O secretário de Estado salientou que os professores são colocados em vários momentos do ano, e não só neste concurso.

Este ano, os docentes são colocados por quatro anos lectivos, quando até ao concurso de 2006 foram colocados por três anos.

12 mil depois de começarem as aulas
O governante realçou que a partir do início do ano escolar e até final de Dezembro "devem ser colocados cerca de 12 mil professores e depois, através da contratação das escolas durante todo o ano, deverão ser contratados cerca de 15 mil professores, um pouco mais do que os que existem neste momento, que são pouco mais de 33 mil".

O secretário de Estado sublinhou que, pela primeira vez, todas as escolas do primeiro ciclo têm este ano pelo menos um professor para necessidades de apoio educativo.

"Colocámos nos quadros do primeiro ciclo do ensino básico professores para apoio educativo em todos os agrupamentos do país, além dos professores para as necessidades educativas especiais, [grupo] que foi também aumentado em cerca de mil lugares neste concurso", disse, realçando entender que "o professor de apoio deve, tanto quanto possível, incorporar-se na equipa, para dar continuidade ao apoio aos alunos".

Este ano, a escola pode recorrer a uma "bolsa de substituição" para substituir de forma mais rápida um docente, processo que deverá passar a demorar "48 horas quando até agora podia ir até um mês".

Valter Lemos sublinhou que a profissão docente foi daquelas onde o desemprego mais desceu no ano passado. "O ME não é o único empregador de professores. Mudou-se muito nestes quatro anos: há dezenas de milhar de professores que não são contratados pelo ME, mas não deixam de ser professores por isso", disse, sublinhando a absorção destes profissionais por entidades privadas e autarquias.



comentário:

07.07.2009 - 16h48 - Anónimo, Évora
M.E.N.T.I.R.A.S! Resmas...de quê? Papelada? Por de vagas nem vê-las!
Governo garante mais estabilidade, Fenprof diz que nunca foi tão mau
Colocação de professores: cerca de 40 mil candidatos ficam de fora
06.07.2009 - 20h21 Clara Viana

Serão perto de 40 mil os professores que não encontrarão um lugar nas escolas, revelam os resultados do concurso para a colocação de docentes hoje divulgados pelo Ministério da Educação. Dos 30 mil professores que foram já colocados na primeira fase do concurso nacional, mais de metade vão ter, pela primeira vez, um “vínculo permanente” a uma escola, disse ao PÚBLICO o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, referindo-se aos professores que transitaram dos chamados Quadros de Zona Pedagógica (QZP), entretanto extintos, para os novos Quadros de Agrupamento.

Econtram-se nesta situação 17 mil professores. Estão entre os que Valter Lemos apontou como principais beneficiários – os que garantiram um “vínculo permanente”. “Nos QZP podiam ser colocados todos os anos em escolas diferentes da sua zona”, recorda.

Os resultados do concurso deste ano vão comprovar que aos professores ficou garantida “uma muito maior estabilidade”, frisou.

Já o secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considera que, em Dezembro, quando terminarem as colocações de professores, a classe docente pode vir a confrontar-se com a situação “mais catastrófica de sempre” no que respeita à garantia de emprego. Valter Lemos diz que esta tem sido reacção de sempre da Fenprof: “Desde 1991, a Fenprof tem dito, sobre todos os concursos, que é o pior de sempre”.

Os resultados da primeira fase do concurso para a colocação de professores foram divulgados hoje pelo Ministério da Educação. Segundo os dados avançados pelo ministério, serão perto de 40 mil os professores que não encontrarão um lugar nas escolas. Valter Lemos confirma, mas sublinha que nenhum destes teve ligação às escolas públicas nos últimos dois anos: “Ou nunca leccionaram, ou estão no ensino particular ou nas actividades de enriquecimento curricular e candidataram-se agora ao ensino público. A maioria tem um emprego”.

Mário Nogueira acusa o ministério de, com estes dados, estar a fazer uma “pura adivinhação”. “Ninguém pode saber agora quantos irão ser colocados na segunda fase. Só se saberá depois de as escolas definirem quais são as suas necessidades e isso só é feito depois de avaliados” os resultados da primeira fase.



417 entram para os quadros



Segundo o Ministério da Educação, dos 111.072 candidatos foram colocados, na primeira fase, 30.146. A esmagadora maioria destes já pertencia aos quadros, sublinha a Fenprof, esclarecendo que estas colocações resultam da transferência de um quadro que foi extinto (Quadro de Zona Pedagógica) para outro que foi criado de novo e se estreia neste concurso, o Quadro de Agrupamento. Mas nesta fase cerca de 12 mil docentes que pertenciam a estes Quadros de Zona “não obtiveram colocação no novo quadro criado”, denuncia a Fenprof.

Valter Lemos volta a confirmar, mas diz que a maioria destes ficará numa situação melhor: “Na segunda fase, que termina em Agosto serão colocados 9.500 professores dos QZP e 13 mil contratados. Quase todos poderão ficar na mesma escola por quatro anos”.

Os resultados da primeira fase mostram também que dos cerca de 50 mil candidatos à entrada nos quadros, só 417 conseguiram ou seja, frisa a Fenprof, 99 por cento ficaram de fora.

Também a Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) mostra “muita apreensão”. “Se [o ministério] sabe que há lugar para mais 38.000 professores [vagas anunciadas para a segunda fase], por que razão não abre mais vagas de quadro para esta primeira fase? É que na segunda fase não são vagas de quadro e aí está a questão. Se foram colocados 30.000 professores e há lugar para mais 38.000, então as vagas de quadro não estão bem redimensionadas”, disse à Lusa a dirigente da FNE Lucinda Manuela.

Este ano, pela primeira vez, os docentes são colocados por quatro anos lectivos.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1390527&idCanal=58

O meu comentário:

07.07.2009 - 16h57 - Anónimo, Sou da Terra onde Exerço
A ver pelos resultados que saíram estamos mas é com a vidinha enrolada. O quadro do pré-escolar é simplesmente faz-de-conta e não temos propriamente idade para brincarem connosco. Nós nos Jardins de Infância brincamos, mas com fundamento pedagógico. Sejam sinceros com o povo português, comigo e com os demais colegas , que além de exercerem, têm filhos... criem Creches e Jardins de Infância, uma rede 100%, ou então fechem os cursos. Farta desta «macacada»... todos os anos esta falta de consideração.

Anónimo: pode ser eu, tu, nós, vós...somos mais de 10 000.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

30 mil professores colocados na primeira fase
Lusa / EDUCARE| 2009-07-06


O Ministério da Educação revelou hoje que 30 mil professores foram colocados em estabelecimentos de ensino públicos, na primeira fase do concurso, para os próximos quatro anos lectivos.


"Nesta primeira fase do concurso são colocados cerca de 30 mil professores, entre quadros de escola (QE), quadros de zona pedagógica (QZP) e professores contratados que obtiveram lugar de quadro de agrupamento (QA)", disse o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, em conferência de imprensa hoje em Lisboa.

Segundo Valter Lemos, na segunda fase do concurso, até ao final de Agosto, "deverão ser colocados mais 38 mil professores, provenientes dos QZP e dos professores contratados".

Este ano, os docentes são colocados por quatro anos lectivos, quando até ao concurso de 2006 foram colocados por três anos.

Valter Lemos salientou que os professores são colocados em vários momentos do ano, e não só neste concurso.

O governante realçou que a partir do início do ano escolar e até final de Dezembro "devem ser colocados cerca de 12 mil professores e depois, através da contratação das escolas durante todo o ano, deverão ser contratados cerca de 15 mil professores, um pouco mais do que os que existem neste momento, que são pouco mais de 33 mil".

O secretário de Estado sublinhou que, pela primeira vez, todas as escolas do primeiro ciclo têm este ano pelo menos um professor para necessidades de apoio educativo.

"Colocámos nos quadros do primeiro ciclo do Eensino Básico professores para apoio educativo em todos os agrupamentos do país, além dos professores para as necessidades educativas especiais, [grupo] que foi também aumentado em cerca de mil lugares neste concurso", disse, realçando entender que "o professor de apoio deve, tanto quanto possível, incorporar-se na equipa, para dar continuidade ao apoio aos alunos".

Este ano, a escola pode recorrer a uma "bolsa de substituição" para substituir de forma mais rápida um docente, processo que deverá passar a demorar "48 horas quando até agora podia ir até um mês".

Valter Lemos sublinhou que a profissão docente foi daquelas onde o desemprego mais desceu no ano passado.

"O ME não é o único empregador de professores. Mudou-se muito nestes quatro anos: há dezenas de milhar de professores que não são contratados pelo ME, mas não deixam de ser professores por isso", disse, sublinhando a absorção destes profissionais por entidades privadas e autarquias.

domingo, 5 de julho de 2009



Com a visita ao blog da nossa amiga e colega on-line Andreia
do blog:

ESL FIRST STEPS

http://eslfirststeps.blogspot.com/
Vem muito a propósito, os dias passam e a nossa ansiedade aumenta...tem sido todos os anos para milhares de docentes...para o nosso grupo, nem é melhor falar...de tão pequeno que é...só ando nisto há 17 aninhos...como contratada, claro!

O sapinho costuma dar sorte...para todos os colegas que estão na mesma situação de contratados.


Quer agradecer as três colegas Educadoras de Infância Brasileiras, Solange, Neide e Luciani
do blog:
PEQUENOS BRILHANTES

no link:
http://atividadeseprojetospedagogicos.blogspot.com/

- Exibir a imagem do selinho no blog;
- Linkar o blog doador, deixando um comentário para o mesmo;
- Repassar para dez blogs amigos;
- Avisar aos blogs indicados;
- Dizer 5 coisas que você ama na sua vida e por quê:

EU AMO:

Este Prémio

«As regras para postagem do selo são:

- Exibir a imagem do selinho no blog;
- Linkar o blog doador, deixando um comentário para o mesmo;
- Repassar para dez blogs amigos;
- Avisar aos blogs indicados;
- Dizer 5 coisas que você ama na sua vida e porquê:»

EU AMO:

1. A minha família;

2. A minha profissão;

3. Fazer novas amizades;

4. Conhecer novos lugares;

5. Aprender mais e mais...

sábado, 4 de julho de 2009



- "Mamã queria estar no teu blog sem ser com os olhos tapados."


Sempre adorou jogar à bola connosco e na escolinha com os amiguinhos.
Fomos matriculá-lo numa escolinha de futebol aqui na nossa cidade.

Quero dizer-vos que tem sido muito positivo.

Aumentou a sua concentração, está mais calminho...cumpridor de regras, fez imensas amizades, mais preparadinho para uma fase seguinte...1º ciclo.

Em termos físicos, não lhe permite engordar...porque à mesa é um «pratalhão»!

Está a adorar ver-se...vaidoso!

Nota: link que permite acesso ao programa de alteração de fotos...para preto e branco, pontinhos.

http://www.dumpr.net/sketch.php

Bons Trabalhos!

quinta-feira, 2 de julho de 2009




Do blog:

http://eb1lemenhe.blogspot.com/ da professora Teresa e seus queridos alunos, tivemos esta linda surpresa...

Quero agradecer e retribuir, asim como os meninos da minha sala deste ano lectivo.

BOAS FÉRIAS!

Vamos pesquisar para saber onde fica Lemenhe, sim?

Beijinhos.

Acerca de mim

A minha foto
Évora, Alentejo, Portugal
Sou Mãe...Licenciada em Educação de Infância. Considero que a situação da Educação em Portugal está à vista...para os contratados de longa duração, estamos no "momento das trevas". Gosto imenso de crianças. Sou muito lutadora pelos meus objectivos. Este ano fiquei novamente colocada no Baixo Alentejo, rede estatal. Gosto imenso de trabalhar em equipa e de conhecer novas experiências, por isso estou aqui no meu cantinho desde o dia 1 de Setembro de 2008.Quero agradecer aos colegas e amigos que me têm visitado, pois já fez 3 anitos este espaço. Aqui tenho uma forte razão para comunicar, partilhar e aprender mais todos os dias. Obrigada e Cumprimentos. Da amiga e colega. Maria Luísa Cabaço

Origamis - Dobragens Em Papel.

Origamis - Dobragens Em Papel.
clicar na figura

Manual de Hiperactividade - Para Professores

Manual de Hiperactividade - Para Professores
Clicar na figura

Vamos Todos Poupar Água!

Projecto/Project:

Olá! desejo comunicar com blogues de educadores de Infância de Todo o Mundo: Deixe link, obrigada! ...................................................... Hello! desire to communicate with blogs childhood educators on World: Let link, thanks! .......................................................

Avaliação de Competências...CLICAR no Cantinho da Partilha

Avaliação de Competências...CLICAR no Cantinho da Partilha
3, 4, 5 e 6 anos.

Colegas da Rede Estatal, se tiverem outros modelos, é favor enviarem para o meu mail. Obrigada!

Colegas da Rede Estatal, se tiverem outros modelos, é favor enviarem para o meu mail. Obrigada!

O meu outro novo projecto na net...meu e de mais quatro colegas...

http://juntosnaescola.blogspot.com/ Juntos n@ Escola As colegas das AEC`s e Animações da Zona do Baixo Alentejo e extensível ao resto do país, que queiram participar no nosso blog, dando a conhecer novas ferramentas de trabalho, poderão fazê-lo através do contacto: educandonocastro@gmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Encontras Aqui Gravuras para o Pré-Escolar

Encontras Aqui Gravuras para o Pré-Escolar
(clicar na figura)

Quer conhecer a realidade de Portugal Continental sobre a Educação/Ensino?

Quer conhecer a realidade de Portugal Continental sobre a Educação/Ensino?
(clicar na figura)

Que Video tão giro...

Que Video tão giro...
Lavar bem as mãozinhas...(clicar na figura)

Aumento do Quadro Estatal no Pré-Escolar em Portugal...Trevos da Sorte!

Myspace Falling Objects @ JellyMuffin.com Myspace Layouts

Em Placard...para os Pais poderem ler...

Em Placard...para os Pais poderem ler...
Manuais a utilizar no Ano Lectivo 2009/2010

Cientistas de Palmo e Meio...

Cientistas de Palmo e Meio...
Experiências divertidas para fazer no Pré-Escolar.

Caderno de Experiências...

Caderno de Experiências...
Muito Interessante.
Alguns conselhos para que a adaptação dos nossos meninos e meninas decorra da melhor forma, minimizando as dificuldades que todos vão sentir.

. Uma boa relação entre a escola e a família é muitas vezes o segredo do êxito escolar da criança, da sua alegria e da sua segurança afectiva.

. Fale sempre, ao seu filho, do Jardim de Infância de uma forma positiva, mostrando que está contente e que confia nos profissionais.

. O diálogo com a educadora dos vossos filhos é fundamental. Comunique todos os factos que entenda serem importantes sobre o desenvolvimento do seu filho.

. Nos primeiros dias (e este período varia de criança para criança), não deixe o seu filho muitas horas no Jardim de infância. A adaptação deve ser gradual, começando, no inicio, por pouco tempo que vai sendo aumentado de acordo com o ritmo de cada um.

. Cada educador/a vai ter um horário de atendimento aos Pais. Combine com a respectiva educadora do seu (sua) filho(a) sempre que necessitar de conversar, mas não interrompa as actividades que estão a decorrer.

Assim é bom estar no Jardim-de-Infância!

Placard Informação para Os Pais e não só...

Placard Informação para Os Pais e não só...
(clicar na figura)

Placard dos Recursos Para o Pré-Escolar...

Placard dos Recursos Para o Pré-Escolar...
(clicar na figura)

Forúm de Educação...

Forúm de Educação...
Regista-te!

Para o Cantinho das Fichas de Trabalho Pré-Escolares..

Para o Cantinho das Fichas de Trabalho Pré-Escolares..
(clicar na figura) - partilha da colega Maria Isabel Fontes

Cantinho de Fichas para Colorir...

Cantinho de Fichas para Colorir...
(clicar na figura)

Cantinho da partilha do som°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

Cantinho da partilha do som°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸
(clicar na figura)

Cantinho da Partilha de Técnicas de Impressão e Pintura

Cantinho da Partilha de Técnicas de Impressão e Pintura
(Clicar na figura)

DIAS ESPECIAIS°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

JANEIRO/2010

01

Ano Novo

Dia Mundial da Paz

Solenidade da Santa Mãe de Deus

04

Dia Mundial do Braille

06

Dia de Reis

Epifania

23

Dia Mundial da Liberdade

27

Dia Mundial da Lepra

30

Dia Escolar da Não-Violência e da Paz

29

Dia da Incontinência Urinária

31

Dia Internacional dos Mágicos



FEVEREIRO

02

Dia Mundial das Zonas Húmidas

09

Quarta-feira de Cinzas

11

Dia Mundial do Doente

12

Dia Europeu da Internet Segura

14

Dia de S. Valentim (Dia dos Namorados)

15

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

21

Dia Internacional da Língua Materna

24

Carnaval (Entrudo)



MARÇO



01

Dia Internacional da protecção Civil

08

Dia das Nações Unidas para os Direitos das Mulheres e para a Paz Internacional

11

Dia Internacional das Vítimas do Terrorismo

14

Dia da Incontinência Urinária

15

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

19

Dia de S. José (Dia do Pai)

20

Dia da Agricultura

21

Dia Mundial da Árvore e da Floresta

Dia Mundial da Poesia

Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial (ONU)

22

Dia Mundial da Água

Dia do Teatro Amador

23

Dia Mundial da Metereologia

Dia Mundial do Sono

24

Dia Mundial da Tuberculose

Dia do Estudante

26

Dia do Livro Português

27

Dia Mundial do Teatro

Dia do Dador de Sangue

28

Dia Mundial da Juventude

Dia Nacional dos Centros Históricos



ABRIL

1

Dia das Mentiras

2

Dia Internacional do Livro Infantil

2

Sexta Feira Santa

4

DOMINGO - PÁSCOA

7

Dia Mundial da Saúde


18

Dia Mundial dos Monumentos e Sítios

22

Dia Mundial da Terra

23

Dia Mundial do Livro

Dia Mundial dos Direitos de Autor

Dia Mundial do Escutismo

25

Dia Nacional da Liberdade

28

Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho

29

Dia Mundial da Dança



MAIO

MÊS DO CORAÇÃO


1

Dia Internacional do Trabalhador

2

Dia da Mãe (1º Domingo de Maio)

3

Dia Internacioanl do Sol

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

5

Dia Mundial do Trânsito

Dia Europeu da Música

6

Dia Mundial de Oração pelas Vocações

DIA MUNDIAL DA ASMA

9

Dia da Europa

12

Dia Mundial do Enfermeiro

15

Dia Europeu Melanoma

Dia da Latinidade

Dia Internacional das Famílias

17

Dia Mundial das Telecomunicações

18

Dia Internacional dos Museus

20

Dia da Marinha

21

Dia da Espiga (Tradição de ir ao campo)

22

Dia Internacional da Diversidade Biológica

25

Dia Internacional das Crianças Desaparecidas

26

Dia Nacional do Bombeiro

27

Dia Mundial das Comunicações Sociais

29

Dia Mundial da Energia

Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas (ONU)

30

Dia Nacional de Prevenção do Cancro Cutâneo

31

Dia Mundial sem Tabaco

Dia Nacional do bombeiro

JUNHO

1

Dia Mundial da Criança

4

Dia Internacional das Crianças Vítimas Inocentes de Agressão (ONU)

5

Dia Mundial do Ambiente

10

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

11

Corpo de Deus

13

Dia de Stº António

17

Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca

20

Dia Mundial dos Refugiados

21

Dia do Relógio de Sol

23

Dia das Naçºoes Unidas para o Serviço Público

24

Dia de S. João

26

Dia Mundial de Luta contra à Drogas

Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura

29

Dia de S. Pedro

Dia de S. Paulo



JULHO

1

Dia Mundila da Arquitectura

1º sábado

Dia Internacional das Cooperativas

3

Dia Nacional do Vinho

11

Dia Mundial da População

20

Dia Internacional da Amizade

26

Dia das Avós

28

Dia Nacional da Conservação da Natureza





AGOSTO

9

Dia Internacional das Populações Indígenas

12

Dia Internacional da Juventude

13

Dia do Canhoto

15

Dia da Assunção de Nossa Senhora

19

Dia Mundial da Fotografia

23

Dia Internacional de Recordação do Tráfico de Escravos e da sua Abolição



SETEMBRO/2009

2

a Internet faz anos…

6

Dia Internacional da Paz

7

Dia Nacional dos Castelos

8

Dia Mundial da Alfabetização

Dia Mundial da Fisioterapia

16

Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono

21

Dia Internacional da Paz (ONU)

Dia Mundial da Doença de Alzheimer

22

Dia Europeu sem Carros

26

Dia Europeu das Línguas

27

Dia Mundial do Turismo

28

Último domingo

Dia Mundial do Coração



OUTUBRO

1

Dia Nacional da Água

Dia Internacional das Pessoas Idosas

Dia Mundial da Música

4

Dia Mundial do Animal

5

Dia Mundial do Habitat

1910-Implantação da República

Dia Mundial dos Professores

7

Dia Nacional dos Castelos

Dia Internacional dos Cuidados Paliativos

8

Dia Interncional para a Redução das Catástrofes Naturais

9

Dia Mundial dos Correios

10

Dia Mundial da Saúde Mental

16

a Mundial da Alimentação

17

Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza

24

nternacional da Informação sobre o Desenvolvimento

Dia Mundial das Nações Unidas

27

Dia Internacional da Biblioteca Escolar

28

Dia Mundial da Animação

29

Dia Nacional da 3ª idade

30

Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama

31

Dia das Bruxas (Hallowen)

Dia Mundial da Poupança



NOVEMBRO

01

Dia de Todos os Santos

02

Dia de Fiéis Defuntos (Dia de Finados)

10

Dia Mundial da Ciência para a Paz e para o Desenvolvimento

11

Dia de S. Martinho

14

Dia Mundial da Diabetes

15

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

16

Dia Internacional da Tolerância

17

Dia do Não Fumador

18

Dia Mundial da Pesquisa do Cancro

20

Dia dos Direitos Internacionais da Criança (UNICEF)

Dia da Industrialização de África

Dia Mundial da Filosofia (UNESCO)

21

Dia Mundial da Televisão

Dia Mundial em da Memória das Vítimas da Estrada

24

Dia Mundial da Ciência

Dia Nacional da Cultura Cientifica

25

Dia Internacional para Eliminação da Violência contra as Mulheres



DEZEMBRO

01

Dia Mundial da Luta contra a Sida

Dia da Restauração da Independência

02

Dia Internacional da Abolição da Escravatura

03

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

05

Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Económico e Social

07

Dia da Aviação Civil Internacional

08

Dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora Padroeira de Portugal

10

Dia Mundial dos Direitos Humanos

24

Consoada

25

Dia de Natal

31 - Dia de São Silvestre






















Cantinho da Partilha de Jogos°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

Cantinho da Partilha de Jogos°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸
(clicar na figura)

Eu...

Cantinho da Partilha de Jogos°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

Cantinho da Partilha de Jogos°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸
(clicar na figura)

Lista de livros para o Pré-Escolar - (EPE, 1º e 2º ano)

Lista de livros para o Pré-Escolar - (EPE, 1º e 2º ano)
(clicar na figura)

Roupinha para colorir, recortar e montar...

Roupinha para colorir, recortar e montar...
Para meninos...

e para meninas...

e para meninas...

Lindo...Relembrando-o!

Devemos gostar dos meninos/as sempre assim!

Ler é importante nem que seja só ver as imagens e a escrita...

As letrinhas do Alfabeto°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

Alfabeto e Algarismos de finalistas...giríssimo!

Pré-Escrita - Letrinhas/Palavrinhas...





Cantinho da Biblioteca...°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

Fábulas...°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

Som...Imagem...Escrita...°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

Se vires uma criança com fome, frio..dá-lhe de comer, agasalhos mas também Educação.

Se vires uma criança com fome, frio..dá-lhe de comer, agasalhos mas também Educação.
Estes Gestos devem ser Praticados nos 365 dias do Ano...

Cuida bem dos animais...e eles cuidarão bem de ti...

Sou fã...

Flashing Graphics

Encontra(s) tudinho aqui°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

Etiquetas...

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Por onde anda o... Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸