Blogue de Educadora de Infância

sexta-feira, 12 de setembro de 2008




ESTUDO DE UMA CRIANÇA EM JARDIM DE INFÂNCIA COM NECESSIDADE DE TERAPIA DA FALA

1 – Caracterização do grupo


2 – Caracterização da criança do estudo


3 – Motivos de Intervenção/Estratégias


4 – Avaliação do processo de inclusão

------

1-Caracterização do grupo de crianças do Jardim de Infância

O Jardim de Infância faz parte da rede pública, do Ministério da Educação.

O grupo de crianças matriculados são:
- 2 meninas e 5 meninos.

O grupo é heterogéneo:
...

2 – Caracterização da criança do estudo

Nome:
Data de nascimento:
Jardim de Infância de:

Tem sido um menino assíduo e pontual.
Na Área do Conhecimento do Mundo, revela as seguintes competências:
- É Observador.
- Tem curiosidade em aprender.
- Tem conhecimento de “Eu” e do “Outro”.
- Tem consciência do contexto familiar.
- Tem conhecimento do meio que o rodeia.
- Manifesta interesse pelas actividades científicas.
(experiências, novas tecnologias, et.)

Observações: O menino é uma criança muito perspicaz, faz associações com lógica, tem uma boa memória visual e auditiva. Relata situações vividas da sua vida, possui um
vasto leque de conhecimentos e vocabulário, apresentando dificuldade na articulação de
determinado som “ou” – cenoura, tesoura…
Quando tem dificuldade na articulação, se repetir pausadamente consegue com êxito.

Na Área da Formação Pessoal e Social, revela as seguintes competências:
- Tem espírito crítico.
- É autónomo.
- Hesita na responsabilidade.
- Tem respeito pelo outro.
- Coopera e inter-ajuda.
- Tem hábitos de higiene.

Observações: É um menino que necessita de ter regras na sala de aula e é necessário estar-lhe sempre a recordá-las.

Na Área de Expressão e Comunicação, tem as seguintes competências:
- Abordagem à Escrita-

- Reconhece o seu nome.
- Reconhece o nome dos colegas.
- Identifica letras.
- Copia.
- Escreve o seu nome.
- Compreende a importância da escrita.

Observações: O menino conta histórias, para os meninos, utilizando o suporte habitual para leituras, capta a atenção dos outros colegas.

- Domínio da Matemática –

- Tem noções topológicas.
- Tem noções de grandeza.
- Tem noções temporais.
- Tem noções de quantidade.
- Faz seriações.
- Faz correspondências.
- Faz classificações.

Observações: O menino já está familiarizado com o “ontem”, “hoje”, e o “amanhã”.

- Expressão Musical”

- Memoriza.
- Tem sentido rítmico.
- Identifica sons.
- Canta.
- Dança.
- Sabe escutar. 3.

Observações: Aprende com muita facilidade as letras das novas canções.

- Expressão Plástica –

- É original nas suas produções.
- Representa o real.
- Explora os materiais.
- Conhece e identifica as cores.
- Tem sentido estético.
- Termina os trabalhos.

Observação: Tem uma boa representação humana e das situações vividas.

- Expressão Dramática –

- É criativo.
- Improvisa.
- Utiliza comunicação não verbal.
- Utiliza comunicação verbal.
- Comunica com suporte (fantoches, objectos, máscaras)
- Participa nas actividades.

- Expressão Motora -

- Tem consciência do seu próprio corpo.
- Anda e corre correctamente.
- Sobe e desce degraus alternando o pé.
- Salta e trepa obstáculos.
- Tem interiorizado o seu esquema corporal.
- Utiliza correctamente lápis e pincel.
- Recorta com tesoura.

Observações: Está de acordo com os objectivos da sua faixa etária.

3 – Motivos da Intervenção/Estratégias:

O aluno , no ano lectivo , foi avaliado em Terapia da Fala aquando da actividade de rastreio efectuada em todas as escolas do 1º CEB e Jardins de Infância do concelho , no âmbito do Projecto “Ajudar a ser” – Programa “Ser criança” – Serviço de Intervenção Precoce .
O apoio vai de encontro com o despacho conjunto nº 891/99, dos Ministérios da Educação, da Saúde e do Trabalho e da Solidariedade.
A partir da avaliação efectuada, conclui-se que o menino manifestava alterações ao nível da expressão verbal, mostrando um desenvolvimento ao nível da compreensão verbal dentro dos parâmetros esperados para a sua faixa etária.
Ao nível da linguagem verbal verificou-se sobretudo alterações na articulação verbal, observando-se no seu discurso muitas omissões e substituições fonéticas.
Manifestava também dificuldades na construção da frase, apresentando um discurso telegráfico, praticamente sem recurso às partículas de ligação entre os elementos da frase.
Este menino começou esse ano lectivo a frequência do Jardim de Infância, pelo que se julgou ser mais proveitoso para a criança iniciar-se o acompanhamento em Terapia da Fala de modo indirecto, contactando-se com a família, para a necessidade da estimulação precoce da linguagem, fornecendo-se orientações nesse sentido.
É importante referir a existência de alguma imaturidade associada à sobre-protecção por parte da família, com quem tem vivido desde que nasceu, o que condicionou o processo de desenvolvimento da linguagem.
Nesse mesmo ano lectivo teve Educadora de Apoio Educativo do Ministério da
Educação.
Existe uma ficha de sinalização de crianças com necessidades de intervenção precoce de ..., um plano individualizado de apoio à família (piaf) com a mesma da-
ta, duas escalas de linguagem expressiva e compreensão verbal de ... e outra de
..., segundo testemunho da Terapeuta da Fala houve uma enorme melhoria em termos de dicção e contrução de frases, quase totalmente imperceptíveis, atendendo ao teste de articulação verbal de ....
Em relação ao ano lectivo seguinte, já não houve pedido de Educadora de Apoio para este menino.
Este ano a Terapeuta da Fala, fez os últimos testes e verificou que já não havia necessidade de continuar as secções de Terapia.

Deve-se referir que este trabalho, tanto de Apoio Educativo e Terapia de Fala foi efectuado na sala de actividades do Jardim de Infância, incluído no grupo de crianças.

Além do Projecto Curricular de Sala de Jardim de Infância, adoptado pela Educadora Titular de Sala, existe um Plano de Intervenção – Terapia da Fala para o menino em especial, mas que é feito com o grupo de crianças.

Objectivo Geral:
- Desenvolvimento oro-facial.

Objectivos específicos:
- Estimulação da mobilidade e agilidade dos órgãos oro faciais que intervêm simulta-
neamente na articulação verbal e alimentação a partir de actividades realizadas no grupo do Jardim de Infância.

Actividades propostas:
Nota: As actividades que se seguem são realizadas com o grupo de crianças, para que o Educador possa verificar a correcta execução das actividades, facilitando a imitação dos movimentos.

Movimentos com os maxilares:
- Propor como jogo situações em que exercite a flexibilidade e amplitude dos movimentos dos maxilares:
- abrir e fechar a boca (amplamente como um lobo prestes a comer um cordeiro, como
quando temos sono, ou temos apetite).
- abrir e fechar a boca com menor amplitude (como um animal que come de boca fechada, quando temos pouco apetite).
- Abrir e fechar a boaca rapidamente, com pequenos movimentos.
- Mover o maxilar da esquerda para a direita e vice-versa como se fossemos palhaços.
-Cerrar os dentes e aliviá-los depois.

Movimentos com o palato (céu da boca):
A elevação do véu palatino é importante para a produção de determinados fonemas ou grupos de fonemas (pl, cl..)
- Jogar ao A mudo: sem pronunciar o som, jogar a pôr a boca como se fossemos dizer “A”.
- Bocejar: Pode aproveitar-se qualquer situação de dramatização com personagens aborrecidas ou com sono para insistir no bocejo, abrindo muito a boca.
- Manter o véu palatino elevado, o mais tempo possível como se fosse um cantor de playback.

Movimentos com as bochechas:
- As faces são importantes na articulação correcta, as actividades em que intervêm são normalmente atraentes para as crianças e desenvolvem-se em conjunto com as actividades de sopro.
- Fazer bochechos com água e expeli-la.
- Inchar a desinchar as bochechas.
- Inchar as bochechas e “explodi-las” à maneira de balão, batendo com as duas mãos para que o ar saia.
- Inchar uma só bochecha.
- Inchar alternadamente as duas bochechas.

Movimentos com a língua:
- Deitar a água para fora “Vamos ver quem tem a língua mais comprida”.
- Deitar a língua para fora muito lentamente esticando-a ao máximo.
- Deitar a língua para fora muito depressa.
- Estender e encolher a lìngua: primeiro muito depressa, depois mais depressa, à medida
que se vão conseguindo, chegar a propor-lhes: “vamos ver quem o faz mais rápido”.
- Deitar a língua de fora e mantê-la imóvel durante alguns segundos.
- Deitar a ponta da língua de fora e movimentá-la de um canto para o outro, controlando para que não se produzam outros movimentos associados.
- Deitar a língua de fora, dobrando-a para baixo, fazendo-a deslizar do lábio inferior até ao queixo.
- Deitar a língua de fora: tentando com ele tocar no nariz.
- Mover a língua para a esquerda e para a direita imitando o gesto de fazer caretas.
- Com a boca muito aberta, procurar tocar com a ponta da língua o céu da boca: a língua
levanta-se e toca no céu da boca.
- Apoiando a ponta da língua na face interna da bochecha fazê-la movimentar-se para ambos os lados da boca por cima dos dentes.
- Dar estalinhos com a língua – imitar o cavalo a trote e a galope.
- Passar a ponta da língua pelo céu da boca, de trás para a frente e de diante para trás.

Movimentos com os lábios:
Com a boca fechada e os lábios juntos:
- Projectar os lábios para a frente como se fosse dar um beijo.
- Esticar os lábios, afastando bem os cantos da boca como quando sorrimos.
- Esconder os lábios.
Com a boca semi aberta:
- Encolher e abrir os lábios articulando U-A-U-A
- Articular alternadamente I-A-I-A
- Colocar o lábio inferior sobre o superior e vice versa.
- Articular as consoantes P-B-M com as diferentes vogais.

Exercícios de Sopro:
Material necessário: Fósforos, velas, balões, papel fino e grosso, bola de ping pong, instrumentos musicais de sopro, recipientes com água (copos, frascos, palhinhas,…).

- Soprar para apagar um fósforo ou uma vela acesa, alternando o apagar de uma só vez,
apagar lentamente e fazer “dançar” a chama.
- Soprar pedaços de papel de seda, “papelinhos” e papeis mais pesados colocados sobre a mesa, em frente de cada criança.
- Soprar uma bola de ping-pong por um determinado percurso observando quem é a criança mais rápida, ou fazer um jogo entre duas crianças passando a bola uma para a
outra.
8.
- Soprar instrumentos musicais simples: apito, flauta.
- Encher balões, fazendo uma competição para ver quem enche primeiro e com mais ar.
- Soprar para fazer avançar na água barcos de papel.
- Treinar o assobiar.


4 – Avaliação do processo de inclusão

O menino com o processo de inclusão, permitiu-lhe ultrapassar as dificuldades que tinha em termos articulatórios.
Durante estes três anos lectivos de permanência deste menino, os grupo têm sido de cinco a sete elementos, o que tem facilitado todo o seu processo de ensino-aprendizagem.
O facto de ser um menino extremamente sociável, permitiu o sucesso na aborda-
dem ás actividades do Plano de Intervenção – Terapia da Fala, que têm ido ao encontro com as expectativas dos meninos, ás quais têm aderido com muito interesse, gostam todos de ir ao Jardim de Infância.
È necessário dar ênfase ao bom ambiente, afectivo e de trabalho, que a Terapeuta conseguiu criar com o menino e com o grupo.
Como Educadora Titular estou actualmente a trabalhar com o grupo cumprindo to
das as actividades do Plano de Intervenção – Terapia da Fala dado pela profissional e
excelente colaboradora Terapeuta da Fala que tivemos o prazer de receber na nossa sala de Jardim de Infância.
O menino já não necessita de apoio directo da Terapia de Fala, no entanto a Terapeuta continua a ir-nos visitar, a título pessoal.
Considero muito importante o trabalho em equipa com outros profissionais de outras áreas específicas, pois além de proporcionar às crianças maior desenvolvimento
os profissionais também aprendem muito mais juntos, com a inclusão dos meninos.




Estudo de Caso de cadeira de NEE (Licenciatura), na minha sala de Jardim de Infância.
Fazendo referência a pequenos exercícios que permitem desenvolver a linguagem, que podem ser efectuados pelo Educador/a do regular que complementam o trabalho de Equipa com a colega Terapeuta da Fala.
Bom Trabalho!

Sem comentários:

Acerca de mim

A minha foto
Évora, Alentejo, Portugal
Sou Mãe...Licenciada em Educação de Infância. Considero que a situação da Educação em Portugal está à vista...para os contratados de longa duração, estamos no "momento das trevas". Gosto imenso de crianças. Sou muito lutadora pelos meus objectivos. Este ano fiquei novamente colocada no Baixo Alentejo, rede estatal. Gosto imenso de trabalhar em equipa e de conhecer novas experiências, por isso estou aqui no meu cantinho desde o dia 1 de Setembro de 2008.Quero agradecer aos colegas e amigos que me têm visitado, pois já fez 3 anitos este espaço. Aqui tenho uma forte razão para comunicar, partilhar e aprender mais todos os dias. Obrigada e Cumprimentos. Da amiga e colega. Maria Luísa Cabaço

Origamis - Dobragens Em Papel.

Origamis - Dobragens Em Papel.
clicar na figura

Manual de Hiperactividade - Para Professores

Manual de Hiperactividade - Para Professores
Clicar na figura

Vamos Todos Poupar Água!

Projecto/Project:

Olá! desejo comunicar com blogues de educadores de Infância de Todo o Mundo: Deixe link, obrigada! ...................................................... Hello! desire to communicate with blogs childhood educators on World: Let link, thanks! .......................................................

Avaliação de Competências...CLICAR no Cantinho da Partilha

Avaliação de Competências...CLICAR no Cantinho da Partilha
3, 4, 5 e 6 anos.

Colegas da Rede Estatal, se tiverem outros modelos, é favor enviarem para o meu mail. Obrigada!

Colegas da Rede Estatal, se tiverem outros modelos, é favor enviarem para o meu mail. Obrigada!

O meu outro novo projecto na net...meu e de mais quatro colegas...

http://juntosnaescola.blogspot.com/ Juntos n@ Escola As colegas das AEC`s e Animações da Zona do Baixo Alentejo e extensível ao resto do país, que queiram participar no nosso blog, dando a conhecer novas ferramentas de trabalho, poderão fazê-lo através do contacto: educandonocastro@gmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Encontras Aqui Gravuras para o Pré-Escolar

Encontras Aqui Gravuras para o Pré-Escolar
(clicar na figura)

Quer conhecer a realidade de Portugal Continental sobre a Educação/Ensino?

Quer conhecer a realidade de Portugal Continental sobre a Educação/Ensino?
(clicar na figura)

Que Video tão giro...

Que Video tão giro...
Lavar bem as mãozinhas...(clicar na figura)

Aumento do Quadro Estatal no Pré-Escolar em Portugal...Trevos da Sorte!

Myspace Falling Objects @ JellyMuffin.com Myspace Layouts

Em Placard...para os Pais poderem ler...

Em Placard...para os Pais poderem ler...
Manuais a utilizar no Ano Lectivo 2009/2010

Cientistas de Palmo e Meio...

Cientistas de Palmo e Meio...
Experiências divertidas para fazer no Pré-Escolar.

Caderno de Experiências...

Caderno de Experiências...
Muito Interessante.
Alguns conselhos para que a adaptação dos nossos meninos e meninas decorra da melhor forma, minimizando as dificuldades que todos vão sentir.

. Uma boa relação entre a escola e a família é muitas vezes o segredo do êxito escolar da criança, da sua alegria e da sua segurança afectiva.

. Fale sempre, ao seu filho, do Jardim de Infância de uma forma positiva, mostrando que está contente e que confia nos profissionais.

. O diálogo com a educadora dos vossos filhos é fundamental. Comunique todos os factos que entenda serem importantes sobre o desenvolvimento do seu filho.

. Nos primeiros dias (e este período varia de criança para criança), não deixe o seu filho muitas horas no Jardim de infância. A adaptação deve ser gradual, começando, no inicio, por pouco tempo que vai sendo aumentado de acordo com o ritmo de cada um.

. Cada educador/a vai ter um horário de atendimento aos Pais. Combine com a respectiva educadora do seu (sua) filho(a) sempre que necessitar de conversar, mas não interrompa as actividades que estão a decorrer.

Assim é bom estar no Jardim-de-Infância!

Placard Informação para Os Pais e não só...

Placard Informação para Os Pais e não só...
(clicar na figura)

Placard dos Recursos Para o Pré-Escolar...

Placard dos Recursos Para o Pré-Escolar...
(clicar na figura)

Forúm de Educação...

Forúm de Educação...
Regista-te!

Para o Cantinho das Fichas de Trabalho Pré-Escolares..

Para o Cantinho das Fichas de Trabalho Pré-Escolares..
(clicar na figura) - partilha da colega Maria Isabel Fontes

Cantinho de Fichas para Colorir...

Cantinho de Fichas para Colorir...
(clicar na figura)

Cantinho da partilha do som°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

Cantinho da partilha do som°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸
(clicar na figura)

Cantinho da Partilha de Técnicas de Impressão e Pintura

Cantinho da Partilha de Técnicas de Impressão e Pintura
(Clicar na figura)

DIAS ESPECIAIS°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

JANEIRO/2010

01

Ano Novo

Dia Mundial da Paz

Solenidade da Santa Mãe de Deus

04

Dia Mundial do Braille

06

Dia de Reis

Epifania

23

Dia Mundial da Liberdade

27

Dia Mundial da Lepra

30

Dia Escolar da Não-Violência e da Paz

29

Dia da Incontinência Urinária

31

Dia Internacional dos Mágicos



FEVEREIRO

02

Dia Mundial das Zonas Húmidas

09

Quarta-feira de Cinzas

11

Dia Mundial do Doente

12

Dia Europeu da Internet Segura

14

Dia de S. Valentim (Dia dos Namorados)

15

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

21

Dia Internacional da Língua Materna

24

Carnaval (Entrudo)



MARÇO



01

Dia Internacional da protecção Civil

08

Dia das Nações Unidas para os Direitos das Mulheres e para a Paz Internacional

11

Dia Internacional das Vítimas do Terrorismo

14

Dia da Incontinência Urinária

15

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

19

Dia de S. José (Dia do Pai)

20

Dia da Agricultura

21

Dia Mundial da Árvore e da Floresta

Dia Mundial da Poesia

Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial (ONU)

22

Dia Mundial da Água

Dia do Teatro Amador

23

Dia Mundial da Metereologia

Dia Mundial do Sono

24

Dia Mundial da Tuberculose

Dia do Estudante

26

Dia do Livro Português

27

Dia Mundial do Teatro

Dia do Dador de Sangue

28

Dia Mundial da Juventude

Dia Nacional dos Centros Históricos



ABRIL

1

Dia das Mentiras

2

Dia Internacional do Livro Infantil

2

Sexta Feira Santa

4

DOMINGO - PÁSCOA

7

Dia Mundial da Saúde


18

Dia Mundial dos Monumentos e Sítios

22

Dia Mundial da Terra

23

Dia Mundial do Livro

Dia Mundial dos Direitos de Autor

Dia Mundial do Escutismo

25

Dia Nacional da Liberdade

28

Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho

29

Dia Mundial da Dança



MAIO

MÊS DO CORAÇÃO


1

Dia Internacional do Trabalhador

2

Dia da Mãe (1º Domingo de Maio)

3

Dia Internacioanl do Sol

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

5

Dia Mundial do Trânsito

Dia Europeu da Música

6

Dia Mundial de Oração pelas Vocações

DIA MUNDIAL DA ASMA

9

Dia da Europa

12

Dia Mundial do Enfermeiro

15

Dia Europeu Melanoma

Dia da Latinidade

Dia Internacional das Famílias

17

Dia Mundial das Telecomunicações

18

Dia Internacional dos Museus

20

Dia da Marinha

21

Dia da Espiga (Tradição de ir ao campo)

22

Dia Internacional da Diversidade Biológica

25

Dia Internacional das Crianças Desaparecidas

26

Dia Nacional do Bombeiro

27

Dia Mundial das Comunicações Sociais

29

Dia Mundial da Energia

Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas (ONU)

30

Dia Nacional de Prevenção do Cancro Cutâneo

31

Dia Mundial sem Tabaco

Dia Nacional do bombeiro

JUNHO

1

Dia Mundial da Criança

4

Dia Internacional das Crianças Vítimas Inocentes de Agressão (ONU)

5

Dia Mundial do Ambiente

10

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

11

Corpo de Deus

13

Dia de Stº António

17

Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca

20

Dia Mundial dos Refugiados

21

Dia do Relógio de Sol

23

Dia das Naçºoes Unidas para o Serviço Público

24

Dia de S. João

26

Dia Mundial de Luta contra à Drogas

Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura

29

Dia de S. Pedro

Dia de S. Paulo



JULHO

1

Dia Mundila da Arquitectura

1º sábado

Dia Internacional das Cooperativas

3

Dia Nacional do Vinho

11

Dia Mundial da População

20

Dia Internacional da Amizade

26

Dia das Avós

28

Dia Nacional da Conservação da Natureza





AGOSTO

9

Dia Internacional das Populações Indígenas

12

Dia Internacional da Juventude

13

Dia do Canhoto

15

Dia da Assunção de Nossa Senhora

19

Dia Mundial da Fotografia

23

Dia Internacional de Recordação do Tráfico de Escravos e da sua Abolição



SETEMBRO/2009

2

a Internet faz anos…

6

Dia Internacional da Paz

7

Dia Nacional dos Castelos

8

Dia Mundial da Alfabetização

Dia Mundial da Fisioterapia

16

Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono

21

Dia Internacional da Paz (ONU)

Dia Mundial da Doença de Alzheimer

22

Dia Europeu sem Carros

26

Dia Europeu das Línguas

27

Dia Mundial do Turismo

28

Último domingo

Dia Mundial do Coração



OUTUBRO

1

Dia Nacional da Água

Dia Internacional das Pessoas Idosas

Dia Mundial da Música

4

Dia Mundial do Animal

5

Dia Mundial do Habitat

1910-Implantação da República

Dia Mundial dos Professores

7

Dia Nacional dos Castelos

Dia Internacional dos Cuidados Paliativos

8

Dia Interncional para a Redução das Catástrofes Naturais

9

Dia Mundial dos Correios

10

Dia Mundial da Saúde Mental

16

a Mundial da Alimentação

17

Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza

24

nternacional da Informação sobre o Desenvolvimento

Dia Mundial das Nações Unidas

27

Dia Internacional da Biblioteca Escolar

28

Dia Mundial da Animação

29

Dia Nacional da 3ª idade

30

Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama

31

Dia das Bruxas (Hallowen)

Dia Mundial da Poupança



NOVEMBRO

01

Dia de Todos os Santos

02

Dia de Fiéis Defuntos (Dia de Finados)

10

Dia Mundial da Ciência para a Paz e para o Desenvolvimento

11

Dia de S. Martinho

14

Dia Mundial da Diabetes

15

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

16

Dia Internacional da Tolerância

17

Dia do Não Fumador

18

Dia Mundial da Pesquisa do Cancro

20

Dia dos Direitos Internacionais da Criança (UNICEF)

Dia da Industrialização de África

Dia Mundial da Filosofia (UNESCO)

21

Dia Mundial da Televisão

Dia Mundial em da Memória das Vítimas da Estrada

24

Dia Mundial da Ciência

Dia Nacional da Cultura Cientifica

25

Dia Internacional para Eliminação da Violência contra as Mulheres



DEZEMBRO

01

Dia Mundial da Luta contra a Sida

Dia da Restauração da Independência

02

Dia Internacional da Abolição da Escravatura

03

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

05

Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Económico e Social

07

Dia da Aviação Civil Internacional

08

Dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora Padroeira de Portugal

10

Dia Mundial dos Direitos Humanos

24

Consoada

25

Dia de Natal

31 - Dia de São Silvestre






















Cantinho da Partilha de Jogos°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

Cantinho da Partilha de Jogos°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸
(clicar na figura)

Eu...

Cantinho da Partilha de Jogos°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

Cantinho da Partilha de Jogos°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸
(clicar na figura)

Lista de livros para o Pré-Escolar - (EPE, 1º e 2º ano)

Lista de livros para o Pré-Escolar - (EPE, 1º e 2º ano)
(clicar na figura)

Roupinha para colorir, recortar e montar...

Roupinha para colorir, recortar e montar...
Para meninos...

e para meninas...

e para meninas...

Lindo...Relembrando-o!

Devemos gostar dos meninos/as sempre assim!

Ler é importante nem que seja só ver as imagens e a escrita...

As letrinhas do Alfabeto°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

Alfabeto e Algarismos de finalistas...giríssimo!

Pré-Escrita - Letrinhas/Palavrinhas...





Cantinho da Biblioteca...°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

Fábulas...°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

Som...Imagem...Escrita...°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

Se vires uma criança com fome, frio..dá-lhe de comer, agasalhos mas também Educação.

Se vires uma criança com fome, frio..dá-lhe de comer, agasalhos mas também Educação.
Estes Gestos devem ser Praticados nos 365 dias do Ano...

Cuida bem dos animais...e eles cuidarão bem de ti...

Sou fã...

Flashing Graphics

Encontra(s) tudinho aqui°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

Etiquetas...

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Por onde anda o... Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸