O que é a Intervenção Precoce?A Intervenção Precoce destina-se a crianças até à idade escolar que estejam em risco de atraso de desenvolvimento, manifestem deficiência, ou necessidades educativas especiais. Consiste na prestação de serviços educativos, terapêuticos e sociais a estas crianças e às suas famílias com o objectivo de minimizar efeitos nefastos ao seu desenvolvimento.
A Intervenção Precoce pode ter uma natureza preventiva secundária ou primária: procurando contrariar a manifestação de problemas de desenvolvimento ou prevenindo a sua ocorrência.
Os programas de Intervenção Precoce devem, sempre que possível, decorrer no meio
ambiente onde vive a criança.
Habitualmente a intervenção inicia-se a sinalização –geralmente feita pelo hospital, creche, jardim infantil, ou pela própria família. Seguidamente é realizada a avaliação/diagnóstico e implementado um programa de intervenção.
A intervenção Precoce pode iniciar-se entre o nascimento e a idade escolar, no entanto há muitas vantagens em começaro mais cedo possível.
Porquê intervir precocemente?
Existem três razões fundamentais:
- Quanto mais cedo se iniciar a intervenção maior é potencial de desenvolvimento de cada criança;
- Para proporcionar apoio e assistência à família nos momentos mais críticos;
- Para maximizar os benefícios sociais da criança e família
A investigação nesta área já demonstrou que grande parte das aprendizagens e do desenvolvimento ocorre mais rápidamente na idade pré-escolar. O momento em que é proporcionada a intervenção é, por isso, particularmente importante já que a criança corre o risco de perder oportunidades de desenvolvimento durante os estádios mais
propícios. Se esses momentos não forem aproveitados, mais tarde a criança pode vir a manifestar maiores dificuldades de aprendizagem.
Estudos recentes acentuam o facto de que o potencial de cada criança só é
completamente manifesto se houver a identificação precoce e uma intervenção programada e individualizada.
Os serviços de Intervenção Precoce podem ter um impacto significativo nos pais e irmãos das crianças em risco. As famílias destas crianças geralmente vivem sentimentos de decepção, isolamento social, stress, frustração e desespero. O stress
acrescido que a presença de uma criança com deficiência implica pode afectar o bem-estar da família e interferir no desenvolvimento da criança. As famílias de crianças com deficiência são mais susceptíveis a viver situações como o divórcio e o suicídio e, de igual forma, as crianças com deficiência são mais susceptíveis ao abuso e negligência do que as crianças sem deficiência.
A Intervenção Precoce deve resultar no desenvolvimento de melhores atitudes parentais relativamente a eles mesmos e ao seu filho com deficiência. Deve proporcionar mais informação e melhores competências para lidar com a sua criança,
e incentivar a libertação de algum tempo para o descanso e lazer.
Um outro motivo que justifica a importância da Intervenção Precoce diz respeito aos ganhos sociais alcançados. O incremento do desenvolvimento da criança envolve a diminuição das situações dependentes de instituições sociais, o aumento da capacidade da família para lidar com a presença de um filho com deficiência, e o possível aumento das suas capacidades para vir a ter um emprego.
A Intervenção Precoce é eficaz?Cerca de cinquenta anos de investigação nesta área permitiram obter informação quantitativa (baseada nos resultados de
investigações longitudinais) e qualitativa (depoimentos de pais e professores) que demonstra que a Intervenção Precoce
proporciona ganhos, ao nível do desenvolvimento e educação das crianças que dela beneficiam, melhora o nível de
funcionamento da família e produz benefícios económicos e sociais a longo prazo.
A Intervenção Precoce demonstra resultados positivos nas crianças que dela beneficiam porque quando estas crianças
crescem necessitam menos de educação especial.
A investigação longitudinal efectuada com um grupo de crianças provenientes de meios social e economicamente desfavorecidos demonstrou que se mantiveram ganhos significativos. Estas crianças obtiveram melhores resultados escolares e muitas acabaram o ensino básico obrigatório e seguiram programas de formação profissional. Estes jovens mostraram, em média, melhores resultados do que outros do mesmo extracto social que não beneficiaram de qualquer programa de intervenção precoce. Comparativamente a outros jovens da mesma classe social, obtiveram melhores
resultados em testes de leitura, aritmética e linguagem e manifestaram menos comportamentos anti-sociais e delinquentes.
Quais os aspectos essenciais para a eficácia da Intervenção Precoce?
Tem sido feitas varias tentativas para identificar quais os aspectos mais importantes para garantir a eficácia da Intervenção Precoce. Verificou-se que existem alguns factores que são comuns aos programas de Intervenção Precoce que
obtém melhores resultados. São eles:
- A idade da criança à data do inicio da intervenção;
- O envolvimento dos pais;
- A intensidade e/ou estruturação do modelo do programa de Intervenção Precoce adoptado.
Diversos estudos demonstram que quando mais cedo se iniciar a intervenção maior é a sua eficácia. Quando a
intervenção é iniciada logo após o nascimento ou pouco tempo após ser feito o diagnóstico de deficiência ou de alto risco, os ganhos ao nível do desenvolvimento são maiores e a probabilidade de se manifestarem outros problemas é menor.
O envolvimento dos pais na intervenção é também muito importante. As famílias de crianças, com deficiência ou em risco, necessitam de um maior apoio social e instrumental e de desenvolver as competências necessárias para lidar com os filhos com necessidades especiais.
Os principais resultados da Intervenção com a família dizem respeito ao aumento da capacidade dos pais para lidarem com o problema da criança, que leva necessariamente à redução do stress familiar. Estes factores aparentam desempenhar um papel importante no sucesso dos programas de intervenção junto da criança.
A estruturação dos programas de Intervenção Precoce está também relacionada com os seus resultados, independentemente do modelo curricular utilizado. Os programas de maior sucesso são geralmente os mais estruturados. Isto significa que os casos de sucesso registam-se em programas que:
- Definem operacionalmente e monitorizam frequentemente os objectivos;
- Identificam com precisão os comportamentos a desenvolver e as actividades que serão desenvolvidas em cada sessão;
- Utilizam procedimentos de análise de tarefas;
- Avaliam regularmente o desenvolvimento da criança e utilizam os registos de progressão no planeamento da intervenção.
A intervenção individualizada e dirigida às necessidades específicas da criança também surge associada a bons resultados,o que não significa necessariamente um
trabalho de um para um. As actividades de grupo podem ser estruturadas de forma a ir ao encontro das necessidades educativas de cada criança.
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