Blogue de Educadora de Infância

sábado, 13 de setembro de 2008




Paralisia Cerebral

“ Privação ou diminuição da sensibilidade e movimento”

Definição:

A Paralisia Cerebral é uma doença do foro neurológico que afecta as funções básicas do ser humano (fala, postura, movimento).

Existem vários tipos de Paralisia Cere-bral: espástica (em que o movimento é difícil); atetósica (o movimento é descontrolado e involuntário); atáxica (o equilíbrio e a sensibilidade profunda são anormais); mista (uma combinação de vários tipos).

Causas / Sintomas e Sinais:

A Paralisia Cerebral é provocada por uma lesão no cérebro e no sistema nervoso ocorrida antes do nascimento; durante o parto ou depois do nascimento (pouco depois do nascimento).

Os sintomas variam consoante a área de extensão da lesão, podendo incluir: tiques; perturbação da marcha; espasmos; convulsões e fraco tónus muscular.
Para além da motricidade, a Paralisia Cerebral também pode afectar a visão, a audição, a inteligência e a fala.

Diagnóstico:

A necessidade de um diagnóstico precoce prende-se com o facto de dar início à terapia o mais cedo possível.

A Paralisia Cerebral pode manifestar-se logo à nascença ou mais tarde. Em caso de suspeita deve-se consultar um neurologista pediátrico a fim de determinar a extensão e localização da lesão cerebral, de forma a colocar de parte outras doenças.

Exames a efectuar: análises de sangue e urina (para eliminar a hipótese de outras doenças que produzam sintomas semelhantes): electroencefalograma (para medir a actividade eléctrica do cérebro); electromiograma (para medir a actividade eléctrica dos músculos); um TAC. (Para detectar alterações cerebrais.

Tratamento médico:

O tratamento deve envolver uma equipa de profissionais ao nível da saúde: Fisioterapeutas; Terapeutas da Fala e Terapeutas Ocupacionais; um Psicólogo; um Ortopedista e um Neurologista.

A Paralisia Cerebral não tem cura, o objectivo do tratamento médico é ajudar a criança a conseguir uma maior independência possível.

Alguns exemplos: as convulsões podem ser controladas por medicamentos; o tratamento ortopédico pode incluir talas, canadianas e aparelhos diversos que possam evitar contracturas e outras deformações dos braços e pernas; a cirurgia ortopédica pode ser também uma opção cortando músculos e tendões contraídos (permitindo a sua distensão) ou unindo determinados ossos (de modo a estabilizar as articulações).

Este tipo de cirurgias pode permitir à criança um melhor equilíbrio e andar.

Ensino-Aprendizagem:

O Processo Ensino-Aprendizagem deve ser organizado e estruturado de forma a privilegiar o desenvolvimento geral da criança ou jovem com Paralisia Cerebral.

Deve existir uma equipa de profissionais que trabalhem no sentido de suprimir as dificuldades da criança ou jovem.

A criança/jovem com paralisia cerebral deve beneficiar de áreas que possibilitem e auxiliem o seu desenvolvimento, tais como:

- Terapia da Fala – Para elevar a capacidade de expressão oral e de comunicação.

- Terapia Ocupacional – De forma a desenvolver aptidões úteis que lhes permitam desempenhar tarefas de rotina.

- Psicomotricidade – Para melhorar a adaptação ao mundo exterior, através do domínio do equilíbrio; controle da inibição voluntária e da responsabilidade; consciência do corpo; eficácia das diversas coordenações globais e segmentárias; organização do esquema corporal; orientação espacial; etc.

- Apoio Psicológico – Para acompanhar a criança/jovem durante o Processo Ensino-Aprendizagem ao nível psicológico.

- Fisioterapia – Através da utilização do exercício e técnicas de relaxamento; para ensinar a caminhar com o auxílio de canadianas muletas e outros aparelhos (como cadeira de rodas); para auxiliar a rotina diária da criança ou jovem.

- Áreas de Expressão – A Dança e Música podem auxiliar as crianças ou jovens a elevarem a sua coordenação, desenvolverem o tónus e força muscular, autoconfiança, etc. As actividades de Expressão Plástica, como a Pintura podem ajudar no desenvolvimento da motricidade, comunicação, etc.

- Actividades Aquáticas – O contacto com a água ou realização de exercícios dentro de água auxiliam um melhor funcionamento do sistema circulatório, respiratório, fortalecimento dos músculos, aumento do equilíbrio, relaxamento muscular, diminuição de espasmos, aumento da amplitude de movimentos, etc.

- Massagens – Aliviam espasmos e reduzem contracções musculares.

- Informática – A utilização do computador pode ajudar ao nível da comunicação, assim como ao nível da motricidade fina.

- Actividades da Vida Diária – Para trabalhar a higiene, segurança, entre outros.

A criança ou jovem com Paralisia Cerebral pode estar integrada no Ensino Regular ou Especial. Contudo, a criança/jovem deve beneficiar numa primeira instância de uma Estimulação Global e só posteriormente de uma Iniciação Académica.

O trabalho realizado pelos técnicos (Professor, Educadora, Psicóloga, Terapeutas, etc.), assim como a inter-acção de todas as áreas acima mencionadas deverão procurar elevar o nível Cognitivo; Autonomia Pessoal e Social; Comunicação; Psicomotor; Sócio-Afectivo; assim como desenvolver a área Sensorial-Perceptiva.

Encarregados de Educação:

Os Encarregados de Educação podem proporcionar um ambiente que estimule a aprendizagem e a exploração.

Ajudando no exercício físico regular; no desenvolvimento de hábitos de higiene; utilização de materiais e utensílios que auxiliem a criança/jovem com Paralisia Cerebral (tais como: talheres especiais, auxiliares para vestuário, escovas de dentes próprias, entre outros).

A Paralisia Cerebral é uma doença que dura toda a vida e geralmente requer uma adaptação e uma formação no sentido de atingir a auto-suficiência.

É necessário que exista um trabalho conjunto entre Técnicos e Encarregados de Educação, proporcionando uma diversidade de áreas, no sentido de desenvolver e elevar as capacidades gerais da criança/jovem com Paralisia Cerebral, assim como a sua qualidade de vida.

Sem comentários:

Acerca de mim

A minha foto
Évora, Alentejo, Portugal
Sou Mãe...Licenciada em Educação de Infância. Considero que a situação da Educação em Portugal está à vista...para os contratados de longa duração, estamos no "momento das trevas". Gosto imenso de crianças. Sou muito lutadora pelos meus objectivos. Este ano fiquei novamente colocada no Baixo Alentejo, rede estatal. Gosto imenso de trabalhar em equipa e de conhecer novas experiências, por isso estou aqui no meu cantinho desde o dia 1 de Setembro de 2008.Quero agradecer aos colegas e amigos que me têm visitado, pois já fez 3 anitos este espaço. Aqui tenho uma forte razão para comunicar, partilhar e aprender mais todos os dias. Obrigada e Cumprimentos. Da amiga e colega. Maria Luísa Cabaço

Origamis - Dobragens Em Papel.

Origamis - Dobragens Em Papel.
clicar na figura

Manual de Hiperactividade - Para Professores

Manual de Hiperactividade - Para Professores
Clicar na figura

Vamos Todos Poupar Água!

Projecto/Project:

Olá! desejo comunicar com blogues de educadores de Infância de Todo o Mundo: Deixe link, obrigada! ...................................................... Hello! desire to communicate with blogs childhood educators on World: Let link, thanks! .......................................................

Avaliação de Competências...CLICAR no Cantinho da Partilha

Avaliação de Competências...CLICAR no Cantinho da Partilha
3, 4, 5 e 6 anos.

Colegas da Rede Estatal, se tiverem outros modelos, é favor enviarem para o meu mail. Obrigada!

Colegas da Rede Estatal, se tiverem outros modelos, é favor enviarem para o meu mail. Obrigada!

O meu outro novo projecto na net...meu e de mais quatro colegas...

http://juntosnaescola.blogspot.com/ Juntos n@ Escola As colegas das AEC`s e Animações da Zona do Baixo Alentejo e extensível ao resto do país, que queiram participar no nosso blog, dando a conhecer novas ferramentas de trabalho, poderão fazê-lo através do contacto: educandonocastro@gmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Encontras Aqui Gravuras para o Pré-Escolar

Encontras Aqui Gravuras para o Pré-Escolar
(clicar na figura)

Quer conhecer a realidade de Portugal Continental sobre a Educação/Ensino?

Quer conhecer a realidade de Portugal Continental sobre a Educação/Ensino?
(clicar na figura)

Que Video tão giro...

Que Video tão giro...
Lavar bem as mãozinhas...(clicar na figura)

Aumento do Quadro Estatal no Pré-Escolar em Portugal...Trevos da Sorte!

Myspace Falling Objects @ JellyMuffin.com Myspace Layouts

Em Placard...para os Pais poderem ler...

Em Placard...para os Pais poderem ler...
Manuais a utilizar no Ano Lectivo 2009/2010

Cientistas de Palmo e Meio...

Cientistas de Palmo e Meio...
Experiências divertidas para fazer no Pré-Escolar.

Caderno de Experiências...

Caderno de Experiências...
Muito Interessante.
Alguns conselhos para que a adaptação dos nossos meninos e meninas decorra da melhor forma, minimizando as dificuldades que todos vão sentir.

. Uma boa relação entre a escola e a família é muitas vezes o segredo do êxito escolar da criança, da sua alegria e da sua segurança afectiva.

. Fale sempre, ao seu filho, do Jardim de Infância de uma forma positiva, mostrando que está contente e que confia nos profissionais.

. O diálogo com a educadora dos vossos filhos é fundamental. Comunique todos os factos que entenda serem importantes sobre o desenvolvimento do seu filho.

. Nos primeiros dias (e este período varia de criança para criança), não deixe o seu filho muitas horas no Jardim de infância. A adaptação deve ser gradual, começando, no inicio, por pouco tempo que vai sendo aumentado de acordo com o ritmo de cada um.

. Cada educador/a vai ter um horário de atendimento aos Pais. Combine com a respectiva educadora do seu (sua) filho(a) sempre que necessitar de conversar, mas não interrompa as actividades que estão a decorrer.

Assim é bom estar no Jardim-de-Infância!

Placard Informação para Os Pais e não só...

Placard Informação para Os Pais e não só...
(clicar na figura)

Placard dos Recursos Para o Pré-Escolar...

Placard dos Recursos Para o Pré-Escolar...
(clicar na figura)

Forúm de Educação...

Forúm de Educação...
Regista-te!

Para o Cantinho das Fichas de Trabalho Pré-Escolares..

Para o Cantinho das Fichas de Trabalho Pré-Escolares..
(clicar na figura) - partilha da colega Maria Isabel Fontes

Cantinho de Fichas para Colorir...

Cantinho de Fichas para Colorir...
(clicar na figura)

Cantinho da partilha do som°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

Cantinho da partilha do som°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸
(clicar na figura)

Cantinho da Partilha de Técnicas de Impressão e Pintura

Cantinho da Partilha de Técnicas de Impressão e Pintura
(Clicar na figura)

DIAS ESPECIAIS°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

JANEIRO/2010

01

Ano Novo

Dia Mundial da Paz

Solenidade da Santa Mãe de Deus

04

Dia Mundial do Braille

06

Dia de Reis

Epifania

23

Dia Mundial da Liberdade

27

Dia Mundial da Lepra

30

Dia Escolar da Não-Violência e da Paz

29

Dia da Incontinência Urinária

31

Dia Internacional dos Mágicos



FEVEREIRO

02

Dia Mundial das Zonas Húmidas

09

Quarta-feira de Cinzas

11

Dia Mundial do Doente

12

Dia Europeu da Internet Segura

14

Dia de S. Valentim (Dia dos Namorados)

15

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

21

Dia Internacional da Língua Materna

24

Carnaval (Entrudo)



MARÇO



01

Dia Internacional da protecção Civil

08

Dia das Nações Unidas para os Direitos das Mulheres e para a Paz Internacional

11

Dia Internacional das Vítimas do Terrorismo

14

Dia da Incontinência Urinária

15

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

19

Dia de S. José (Dia do Pai)

20

Dia da Agricultura

21

Dia Mundial da Árvore e da Floresta

Dia Mundial da Poesia

Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial (ONU)

22

Dia Mundial da Água

Dia do Teatro Amador

23

Dia Mundial da Metereologia

Dia Mundial do Sono

24

Dia Mundial da Tuberculose

Dia do Estudante

26

Dia do Livro Português

27

Dia Mundial do Teatro

Dia do Dador de Sangue

28

Dia Mundial da Juventude

Dia Nacional dos Centros Históricos



ABRIL

1

Dia das Mentiras

2

Dia Internacional do Livro Infantil

2

Sexta Feira Santa

4

DOMINGO - PÁSCOA

7

Dia Mundial da Saúde


18

Dia Mundial dos Monumentos e Sítios

22

Dia Mundial da Terra

23

Dia Mundial do Livro

Dia Mundial dos Direitos de Autor

Dia Mundial do Escutismo

25

Dia Nacional da Liberdade

28

Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho

29

Dia Mundial da Dança



MAIO

MÊS DO CORAÇÃO


1

Dia Internacional do Trabalhador

2

Dia da Mãe (1º Domingo de Maio)

3

Dia Internacioanl do Sol

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

5

Dia Mundial do Trânsito

Dia Europeu da Música

6

Dia Mundial de Oração pelas Vocações

DIA MUNDIAL DA ASMA

9

Dia da Europa

12

Dia Mundial do Enfermeiro

15

Dia Europeu Melanoma

Dia da Latinidade

Dia Internacional das Famílias

17

Dia Mundial das Telecomunicações

18

Dia Internacional dos Museus

20

Dia da Marinha

21

Dia da Espiga (Tradição de ir ao campo)

22

Dia Internacional da Diversidade Biológica

25

Dia Internacional das Crianças Desaparecidas

26

Dia Nacional do Bombeiro

27

Dia Mundial das Comunicações Sociais

29

Dia Mundial da Energia

Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas (ONU)

30

Dia Nacional de Prevenção do Cancro Cutâneo

31

Dia Mundial sem Tabaco

Dia Nacional do bombeiro

JUNHO

1

Dia Mundial da Criança

4

Dia Internacional das Crianças Vítimas Inocentes de Agressão (ONU)

5

Dia Mundial do Ambiente

10

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

11

Corpo de Deus

13

Dia de Stº António

17

Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca

20

Dia Mundial dos Refugiados

21

Dia do Relógio de Sol

23

Dia das Naçºoes Unidas para o Serviço Público

24

Dia de S. João

26

Dia Mundial de Luta contra à Drogas

Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura

29

Dia de S. Pedro

Dia de S. Paulo



JULHO

1

Dia Mundila da Arquitectura

1º sábado

Dia Internacional das Cooperativas

3

Dia Nacional do Vinho

11

Dia Mundial da População

20

Dia Internacional da Amizade

26

Dia das Avós

28

Dia Nacional da Conservação da Natureza





AGOSTO

9

Dia Internacional das Populações Indígenas

12

Dia Internacional da Juventude

13

Dia do Canhoto

15

Dia da Assunção de Nossa Senhora

19

Dia Mundial da Fotografia

23

Dia Internacional de Recordação do Tráfico de Escravos e da sua Abolição



SETEMBRO/2009

2

a Internet faz anos…

6

Dia Internacional da Paz

7

Dia Nacional dos Castelos

8

Dia Mundial da Alfabetização

Dia Mundial da Fisioterapia

16

Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono

21

Dia Internacional da Paz (ONU)

Dia Mundial da Doença de Alzheimer

22

Dia Europeu sem Carros

26

Dia Europeu das Línguas

27

Dia Mundial do Turismo

28

Último domingo

Dia Mundial do Coração



OUTUBRO

1

Dia Nacional da Água

Dia Internacional das Pessoas Idosas

Dia Mundial da Música

4

Dia Mundial do Animal

5

Dia Mundial do Habitat

1910-Implantação da República

Dia Mundial dos Professores

7

Dia Nacional dos Castelos

Dia Internacional dos Cuidados Paliativos

8

Dia Interncional para a Redução das Catástrofes Naturais

9

Dia Mundial dos Correios

10

Dia Mundial da Saúde Mental

16

a Mundial da Alimentação

17

Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza

24

nternacional da Informação sobre o Desenvolvimento

Dia Mundial das Nações Unidas

27

Dia Internacional da Biblioteca Escolar

28

Dia Mundial da Animação

29

Dia Nacional da 3ª idade

30

Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama

31

Dia das Bruxas (Hallowen)

Dia Mundial da Poupança



NOVEMBRO

01

Dia de Todos os Santos

02

Dia de Fiéis Defuntos (Dia de Finados)

10

Dia Mundial da Ciência para a Paz e para o Desenvolvimento

11

Dia de S. Martinho

14

Dia Mundial da Diabetes

15

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

16

Dia Internacional da Tolerância

17

Dia do Não Fumador

18

Dia Mundial da Pesquisa do Cancro

20

Dia dos Direitos Internacionais da Criança (UNICEF)

Dia da Industrialização de África

Dia Mundial da Filosofia (UNESCO)

21

Dia Mundial da Televisão

Dia Mundial em da Memória das Vítimas da Estrada

24

Dia Mundial da Ciência

Dia Nacional da Cultura Cientifica

25

Dia Internacional para Eliminação da Violência contra as Mulheres



DEZEMBRO

01

Dia Mundial da Luta contra a Sida

Dia da Restauração da Independência

02

Dia Internacional da Abolição da Escravatura

03

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

05

Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Económico e Social

07

Dia da Aviação Civil Internacional

08

Dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora Padroeira de Portugal

10

Dia Mundial dos Direitos Humanos

24

Consoada

25

Dia de Natal

31 - Dia de São Silvestre






















Cantinho da Partilha de Jogos°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

Cantinho da Partilha de Jogos°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸
(clicar na figura)

Eu...

Cantinho da Partilha de Jogos°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

Cantinho da Partilha de Jogos°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸
(clicar na figura)

Lista de livros para o Pré-Escolar - (EPE, 1º e 2º ano)

Lista de livros para o Pré-Escolar - (EPE, 1º e 2º ano)
(clicar na figura)

Roupinha para colorir, recortar e montar...

Roupinha para colorir, recortar e montar...
Para meninos...

e para meninas...

e para meninas...

Lindo...Relembrando-o!

Devemos gostar dos meninos/as sempre assim!

Ler é importante nem que seja só ver as imagens e a escrita...

As letrinhas do Alfabeto°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

Alfabeto e Algarismos de finalistas...giríssimo!

Pré-Escrita - Letrinhas/Palavrinhas...





Cantinho da Biblioteca...°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

Fábulas...°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

Som...Imagem...Escrita...°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

Se vires uma criança com fome, frio..dá-lhe de comer, agasalhos mas também Educação.

Se vires uma criança com fome, frio..dá-lhe de comer, agasalhos mas também Educação.
Estes Gestos devem ser Praticados nos 365 dias do Ano...

Cuida bem dos animais...e eles cuidarão bem de ti...

Sou fã...

Flashing Graphics

Encontra(s) tudinho aqui°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸

Etiquetas...

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸ Por onde anda o... Na pré com meninos e meninas °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸